Formação – Uma jornada de conhecimento, relacionamento e gratidão!

Esta foto retrata a Jornada de Formação para Praticar a Educação Canina para Tutores

Formação – Uma jornada de conhecimento, relacionamento e gratidão!

Hoje certamente AJUDO muitas PESSOAS a se RELACIONAREM melhor com os seus CÃES! Mas tudo nessa vida muda, tanto nós, quanto os cães, quanto o relacionamento que temos com eles. E a minha trajetória até aqui é fruto destas inúmeras mudanças!

Hoje, sou fascinado por estudar, conhecer e experimentar, sou aquele tipo de pessoa que trabalha pra caramba, estuda pra caramba e descansa quase nada! Estudos científicos atualizados, novas experiências, novas formas de aprendizado surgem a todo momento na área do comportamento de cães e de pessoas e, para me manter atualizado e buscando evoluir como ser humano e como profissional tenho uma rotina bastante “corrida”.

Não tenho sábado, domingo ou feriado, só tenho horário para começar meu dia, o que acontece todos os dias as 4 horas da manhã. O dia é longo e com muitas informações e vivências. E, ao final de cada jornada me sinto feliz, satisfeito, realizado e grato! Grato pelo universo ter me dado a oportunidade de cumprir meu propósito e assim ajudar inúmeros tutores e seus cães a terem mais qualidade de vida e bem-estar em seus relacionamentos!

 

Ah… mas nem sempre foi assim…

Para chegar até aqui, foram anos intensos de estudos, através de cursos e congressos presenciais e on-line, workshops, leitura, muita leitura, conversas com colegas de trabalho, palestras, observação, prática, prática e prática. E valeu a pena cada segundo, cada hora a menos de sono ou de lazer, horas estudando a espera do avião ou noites dentro de um ônibus.

Valeu a pena conhecer cada mestre, cada professor, tanto daqui quanto de fora do país, que com muita generosidade compartilhou comigo seu conhecimento. Cada pessoa que conheci nesta jornada deixou comigo um ensinamento, uma lição, um gesto, um sorriso, uma lembrança. Gratidão!

Agradeço em especial a cada cão que observei, que interagi, que treinei nesta minha jornada e a cada pessoa que abriu as portas de sua casa e confiou a mim sua história e seu relacionamento com o seu cão! Pois aprendi muito com todos. Gratidão!

Agradeço a minha mestra maior que é minha esposa e sócia Vanessa por estes 21 anos de amor, parceria e paciência. Pois já aprendi e aprendo muito com ela! Gratidão!

E aos meus 2 primeiros e mais importantes mentores caninos, meus cães Zódi e Pitty, que a cada dia me ensinam um pouco sobre ser um humano melhor! Gratidão!

 

A Mudança de Rumo!

Após anos de formação na área de Comportamento e Treinamento de Cães, senti a necessidade de ir além. Por acreditar que tudo está integrado, conectado e que o cão é reflexo do seu tutor e do ambiente em que vive, estudei muito sobre Comportamento Humano nos últimos anos. Realizei diversos cursos, estudei vários livros e me tornei Analista Comportamental e Coach. Isso me permitiu confirmar o que na prática já vivenciava, isto é, que não existe humano feliz e com bem-estar se ao seu lado existe um cão ansioso e reativo, ou seja, sem bem-estar. E certamente não existe cão feliz e com bem-estar se ao seu lado existe um tutor estressado, instável e que não sabe se comunicar e entender as necessidades do seu cão.

Por vir de uma formação acadêmica em Administração de Empresas com especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico e com as experiências vividas em minha carreira pregressa no mundo corporativo, acredito que para tudo nessa vida temos que ter uma visão sistêmica, holística! Acredito que é necessário olhar para o todo, para a complexidade de cada sistema, de cada família, para que possamos entender suas necessidades e qual caminho a seguir.

Hoje, não acredito ser possível tratar “problemas de comportamento” de forma isolada! Aliás, não acredito em “problemas de comportamento”! Pois quando você compreende a causa deles acontecerem, se torna muito claro que eles nada mais são que sintomas de um cão insatisfeito e de um tutor insatisfeito, sintomas de um relacionamento mal estruturado, em desequilíbrio e com ruídos de comunicação! Por isso é que acredito em uma Educação Canina Integrativa, que olha para o indivíduo, para o sistema e não para o problema!

 

O Relacionamento Como Solução!

Como especialista em comportamento, atuo no campo das emoções, onde todo comportamento se inicia! Seja ele humano ou canino! Empatia, Respeito e confiança é o que eu acredito e pratico. E levo para todas as famílias que tenho o prazer de conhecer, conviver e compartilhar! Pois só desta forma é que conseguimos desenvolver RELACIONAMENTOS saudáveis e duradouros!

Aliás, aprendi a me relacionar desta forma com as pessoas desde muito cedo! Com aproximadamente 5 anos de idade motivado pela minha avó paterna vendia verduras e geladinhos para as pessoas do bairro que ela morava durante as férias escolares de fim de ano. E assim aprendi a trocar com as pessoas, a dar e a receber, a fazer negócios ganha-ganha, onde todos saiam felizes! A confiar na boa fé e na palavra das pessoas, no contato direto, no olho a olho, em ouvir uma boa história, em aprender observando… A tratar com respeito e gentileza todo ser que cruza meu caminho. Certamente este legado da minha avó trago comigo sempre!

 

A Maior Escola É A Vida!

Enfim, se eu for falar sobre a minha formação, no sentido literal, falaria que sou formado pela escola da vida! Pela riqueza de conhecimento e experiência existente dentro de cada pessoa, de cada ser com o qual me relacionei! Formado pela esperança e confiança que para tudo sempre há um jeito, uma saída. Que é só termos vontade, paciência, persistência e amor no coração! Tudo isto aliado a muito conhecimento, dedicação, valores éticos e morais. Tenho ânsia de viver, tenho fé na vida e nas pessoas, tenho vontade de ajudar e realizar o bem! E tudo isso com a sobriedade de que estamos aqui só de passagem. E que ninguém É, todo mundo ESTÁ. Tudo é passageiro e estamos aqui para nos RELACIONAR e EVOLUIR!!!

ESTA É A MINHA FORMAÇÃO! A FORMAÇÃO DO JONAS DA DOG+.

Mas se você quer saber um pouco mais sobre minha formação acadêmica e profissional, abaixo segue uma relação das principais formações:

– PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO – PUC – PR
– GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – FACCAR – PR
– ANALISTA COMPORTAMENTAL – IBC – SP
– PROFESSIONAL & SELF COACH – IBC – SP
– EXTENSÃO ACADÊMICA PROFESSIONAL & SELF COACH – FACULDADE MONTEIRO LOBATO – RS
– LIFE COACH – IBC – SP
– LEADER COACH – IBC – SP
– CHICKEN CAMP BRASIL AVANÇADO – LEGACY – USA
– MODIFICAÇÃO E REABILITAÇÃO COMPORTAMENTAL – IAAD – PORTUGUAL
– BAT 2.0. BEHAVIOR ADJUSTMENT TRAINING – GRISHA STEWART – USA
– CHICKEN CAMP BRASIL – LEGACY – USA
– EDUCADOR CANINO – DDW – SP
– PRINCÍPIOS DO COMPORTAMENTO CANINO – IMDT – INGLATERRA
– ENSINANDO AS PESSOAS A ENSINAREM SEUS CÃES – LEGACY – USA
– QUANDO CÃES BONS FAZEM COISAS RUINS – INGLATERRA – USA
– TREINAMENTO AVANÇADO COM CLICKER E JOGOS PARA ENSINAR – LEGACY – USA
– MÉTODO DE ADAPTAÇÃO E READAPTAÇÃO DE CÃES REATIVOS E OBSESSIVOS – TOMÁS SZPIGEL – PR
– A ARTE DE ENSINAR. COMO TREINAR DE MANEIRA INTELIGENTE E POSITIVA – DDW – SP
– SOLUÇÕES DIFERENTES PARA PROBLEMAS COMUNS – DDW – SP
– COMO LIDAR COM PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO – DDW – SP
– ANIMAL TRAINING. MY WAY – ETHOLOGY INSTITUTE – INGLATERRA
– EM BUSCA DO DAYCARE IDEAL – DOG SOLUCTION – SP
– DAYCARE EMPREENDEDOR – DOG SOLUCTION – SP
– FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO ANIMAL – TDC – SP
– CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CANINA – CONOEC – BRASIL
– COMPORTAMENTO DE CÃES E GATOS – GEBEA USP – SP
– MASSAGEM RELAXANTE PARA CÃES – ANIMATHERAPY – SP
– CONGRESSO DE CUIDADOS HOLÍSTICOS PARA CÃES E GATOS – HOLISTIPET – BRASIL
– REIKI PARA ANIMAIS NÍVEL BÁSICO E AVANÇADO – REIKI VETERINÁRIO – SP
– REIKI NIVEL I, II E III – ESPAÇO ALTERNATIVO – PR
– TRATAMENTO DE PELAGEM, ESPECIALIZAÇÃO EM TOSA TESOURA E MÁQUINA – MARCELO MEHRET GROOM STYLIST – PR
– DOGWALKER – DOGWALKER – SP
– PET SITTER E PRIMEIROS SOCORROS – MY PET´S NANNY – SP

 

Escrito por: Jonas Ricardo
Revisado por: Vanessa Zampieri
Open chat
Olá, Seja Bem-vindo(a)!
Quer saber mais sobre Educação Canina?
Nos envie uma mensagem pelo WhatsApp.
Powered by