O Que É Liberdade para seu Cão?

A Liberdade é um item trabalhado no processo de Educação Canina para Tutores

O Que É Liberdade para seu Cão?

Já que hoje é comemorado o dia da independência do Brasil e também por acreditar ser uma boa oportunidade para refletirmos, resolvi escrever sobre o que o seu cão precisa para ser um animal com “LIBERDADE”!

Segundo o Aurélio o significado de liberdade é: “nível de independência absoluto e legal de um indivíduo, cultura, povo ou nação. Estado ou particularidade de quem é livre; característica da pessoa que não se submete”.

Quando falamos de liberdade animal não podemos deixar de citar “as cinco liberdades dos animais”. Elas surgiram de um comitê criado em 1965 pelo governo britânico, motivado pelo livro Animal Machines da jornalista e veterinária Ruth Harrison, onde ela mostrava as péssimas condições e os maus-tratos aos quais os animais de produção eram submetidos!

O relatório de conclusão deste comitê culminou na criação do Farm Animal Welfare Council, e em 1979 este órgão publicou um documento com os princípios que hoje norteiam as boas práticas de bem-estar animal. É uma espécie de declaração dos direitos animais, que ficou conhecida como as Cinco Liberdades, são elas: Estar livre de fome e sede, Estar livre de desconforto, Estar livre de doença e injúria, Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie e Estar livre de medo e estresse.

Quando penso nas cinco liberdades olhando para a relação atual entre tutores e seus cães eu me questiono:

“Será que nossos cães estão livres de fome e sede”?

 

“Que nossos lares e interações provocam algum desconforto em nossos cães”?

 

“Será que estamos cuidando de forma adequada da saúde dos nossos cães, e livrando-os de maus tratos”?

 

“Que nossos cães estão tendo a possibilidade de expressarem seus comportamentos naturais”?

 

“Será que estamos promovendo um ambiente, uma educação, uma rotina livre de medo e estresse aos nossos cães”?

 

Enfim…

 

“Será que estamos proporcionando liberdade e bem-estar aos nossos cães”?

 

Olhando desta forma simplista e imediata para estas questões, tenho certeza que a grande maioria de nós responderá que SIM! Mas vamos mais a fundo, vamos olhar com o devido cuidado que a situação merece! E assim exercitar nossa empatia e retribuir um pouco de tudo que os nossos cães nos proporcionam!

 

Será que livre de fome e sede para imensa capacidade cognitiva, física, social e afetiva que tem um cão é simplesmente servir porções de alimento e água em um pote algumas vezes ao dia?

Quem sabe não poderíamos explorar mais seus instintos e sentidos e fornecer as refeições de formas que proporcionassem desafios saudáveis aos nossos cães pelo menos uma vez o dia? Para que assim eles pudessem exercitar suas capacidades, já que a maioria deles vivem em ambientes “pobres” em estímulos para sua espécie? Sempre respeitando é claro a INDIVIDUALIDADE de cada cão!

Um cão tem capacidades que vai além da nossa atual compreensão!

 

Será que nós conhecemos verdadeiramente os nossos cães e olhamos pra eles com a devida empatia ao ponto de identificar em nossos lares e em nosso manejo diário possíveis desconfortos?

Será que prestamos atenção e nos abaixamos para que nossos cães possam se aproximar de nós com mais segurança e confiança para uma interação? Que somos previsíveis o suficiente para que nossos cães saibam de forma clara o que podem esperar da gente em cada situação? Será que consideramos que o olfato dos nossos cães é infinitamente superior ao nosso quando acendemos um incenso ou utilizamos um produto de limpeza com o cheiro forte ou ainda simplesmente pedimos ou permitimos que o profissional passe um “perfuminho” neles após um banho ou uma tosa?

Nós enxergamos o mundo, os cães CHEIRAM o mundo!

 

Será que sabemos o que é, e estamos cuidando da Saúde Integral, ou seja, Saúde Física, Cognitiva e Social dos nossos cães?

Que tal procurarmos conhecer todos os profissionais e pessoas com as quais nossos cães interagem para assim evitar maus tratos e garantir interações saudáveis e bem-estar a eles? Será que compreendemos que a saúde dos nossos cães vai muito além de levá-los eventualmente ao veterinário? Darmos um remédio para prevenção contra pulgas e carrapatos, vaciná-los anualmente e darmos uma ração super premium? Será que consultamos as referências de um profissional antes de confiar os nossos cães aos seus cuidados?

Saúde vai muito além da ausência de doença!

 

Será que temos o conhecimento necessário sobre os nossos cães? Sua espécie, raça, seus instintos, idade, sua INDIVIDUALIDADE? Para que desta forma possamos garantir um ambiente e uma rotina que eles possam expressar seus comportamentos naturais e satisfazerem suas necessidades de cães?

Temos deixado nossos cães serem cachorros? Será que durante os passeios temos deixado eles explorarem o ambiente, cheirar xixi e cocô de outros cães, demarcarem território, pisar na grama, na terra, interagir com os outros cães e pessoas? Assim como, descansar, sentar, deitar, rolar, latir, enfim, sentir o mundo através do focinho?

Cachorro é muito mais que um ser humano pequeno!

 

Será que conhecemos o mínimo necessário nossos cães? Sua forma de comunicação, suas capacidades e limites? Para assim identificarmos sinais e evitarmos situações de medo e estresse nos mesmos?

Será que temos ciência que nossos cães não têm capacidade ética e moral sobre os seus atos? Desta forma, eles simplesmente fazem o que dá certo pra eles? E que, se desejamos que tenham algum comportamento, precisamos ensiná-los e gritar não é o melhor caminho? Como também, quando se encolhem diante de uma situação de possível conflito, eles não estão fazendo cara de culpado. Mas sim estão demonstrando seu medo através de Sinais de Apaziguamento?

Os cães são uma espécie diferente da nossa e por tal devemos olhá-los e analisá-los como tal!

 

LIBERDADE meus amigos na minha visão e opinião, é algo INDIVIDUAL. Assim sendo, somente conhecendo nossos cães, sua espécie, sua raça, suas características e necessidades, limitações e sua individualidade. Bem como, RESPEITANDO tudo isto e olhando com EMPATIA para eles, é que conquistaremos sua CONFIANÇA! E os ajudaremos a serem animais saudáveis, com bem-estar garantido e felizes!

 

Enfim…

 

CÃES LIVRES!

 

Você proporciona uma vida de liberdade ao seu cão?

 

Escrito por: Jonas Ricardo

 

 

Open chat
Olá, Seja Bem-vindo(a)!
Quer saber mais sobre Educação Canina?
Nos envie uma mensagem pelo WhatsApp.