PASSEIO – O Momento do Cão Para Cheirar!

O passeio o momento para cheirar do cão! Um dos melhores momentos do dia do cão. Oportunidade para suprir as necessidades e expressar seus comportamentos naturais

PASSEIO – O Momento do Cão Para Cheirar!

Se tem uma coisa que os cães adoram, é cheirar, farejar, forragear, assim o passeio é um momento perfeito para isso. Vários estímulos olfativos, mensagens de outros cães, cheiros de outros animais, da vegetação, do ar… Enfim, para um cão é um parque de diversão! Mas para que isso ocorra, é necessária a atenção do tutor para alguns pontos!

O Passeio Tem Que Ser Bom Pra Cachorro!

Quando sair com seu cão para passear tenha em mente que o foco dele no passeio é cheirar, explorar, interagir com cães e pessoas, se exercitar fisicamente de forma moderada e relaxar…, sem pressa!

Para começar: NADA DE CELULAR TUTOR! Fico triste ao ver um tutor no celular quando está passeando com seu cão, pois o passeio é para ser um momento de troca, de estreitamento dos laços e diversão!

Além disso, NADA DE GUIA CURTA E TENSIONADA! Segurar a guia como se fosse um cordão de balão de gás não é nada benéfico para o cão, que sequer consegue parar para fazer xixi e até mesmo é arrastado enquanto faz cocô! Amigos, EMPATIA e CUIDADO é essencial!

 

Empatia!

Amigos, pense comigo: tiramos o filhote da segurança da sua mãe e irmãos. Trazemos para nossa casa em um ambiente que atualmente é inóspito a natureza do animal, sem um pedacinho de grama para o cão farejar ou fazer xixi e cocô. E quando vamos passear e passar por locais com grama, o coitado é arrastado quando tenta liberar um pouco do seu estresse cavando, que diga-se de passagem é um comportamento natural dos cães! Infelizmente, muitos cães são hoje submetidos a humanização e tornam-se ansiosos e inseguros com a nossa falta de previsibilidade e com a impossibilidade de relaxar e liberar o estresse através de um passeio bem feito. Que tal refletir sobre como anda o passeio com seu cão?

 

Liberdade de Escolha!

Só para constar: descer do prédio ou sair de casa por 10 minutos só para o cão fazer xixi e cocô na rua, não é passeio! Além disso, um cachorro que não foi ensinado a fazer xixi e cocô em um tapete higiênico e fica a mercê da boa vontade do TUTOR para fazer suas necessidades fisiológicas, no mínimo é cruel! Mas, isto é assunto para outro post!

 

Sensibilidade!

Outra coisa que me deixa triste é ver “TUTORES” passeando com seu cão com uma guia de 1 metro de comprimento, e assim mal permite que o cão encoste o focinho no chão, isto, quando não é um ENFORCADOR! Por empatia e solidariedade a estes seres, entendamos definitivamente: enforcador, enforca! Você colocaria um enforcador em uma criança mega ansiosa durante um passeio no parque de diversão? Pois é este o paralelo que se deve fazer! E isso não é humanização, é empatia!

Amigos, os cães já suportam toda nossa carência, chatice, egocentrismo, antropocentrismo! No mínimo precisamos proporcionar um passeio prazeroso para eles, ok?

 

Um Passeio Bom Pra Cachorro!

Apesar destas questões, temos a sorte de todos os dia termos a oportunidade de mudar, de melhorar, de evoluir, de fazer tudo diferente!

Quer demonstrar toda a sua gratidão e carinho ao seu cão? Proporcione a ele diariamente um “Passeio Bom Pra Cachorro”!

 

COMO?

Abaixo Segue o Passo a Passo!

1º Passo – Vai sair de casa? Lembre-se: O passeio é do seu cão e o foco dele é cheirar, explorar, interagir, relaxar e se divertir! Dessa forma, nada de celular! A não ser que seja para tirar uma foto com seu amigão e assim, eternizar este momento!

2º Passo – Peitoral confortável e uma guia longa, de no mínimo 3m. Para dessa forma dar a liberdade do seu cão explorar e fazer suas próprias escolhas!

3º Passo – Respeite a raça, idade e ritmo do seu cão! Assim sendo, nada de pressa, nem exageros! Lembre-se: o passeio é para ele!

4º Passo – Escolha horários frescos, locais com muita vegetação, texturas e estímulos para que o seu cão divirta-se a beça!

5º Passo – Aproveite este momento de pura intimidade e troca para conhecer mais seu cão, observá-lo em sua essência, nas interações, exploração e o mais importante de tudo: DIVIRTA-SE COM SEU CÃO!

Desta forma você verá que o passeio se tornará uma terapia, um momento de relaxamento e diversão, para você e seu cão!

E qualquer dúvida ou se precisar de uma ajuda para tornar o passeio com seu cão em um “Passeio Bom Pra Cachorro”, entre em Contato!

Será Um Prazer Ajudá-los Nesta Jornada!!!

Open chat
Olá, Seja Bem-vindo(a)!
Quer saber mais sobre Educação Canina?
Nos envie uma mensagem pelo WhatsApp.