Qual é a sua dúvida sobre a Educação Canina para Tutores?

Perguntas Frequentes - Qual a sua dúvida sobre Educação Canina e sobre nós

Como a DOG+ pode me ajudar?

Nós ajudamos você a resolver problemas de comportamento e relacionamento com seu cão. Através de aulas presenciais ou online e conteúdo elaborado exclusivamente para você, para suas necessidades e objetivos.

Quer saber mais? Entre em contato conosco! Será uma prazer ajudá-lo com seu cão!

 

O que é Educação Canina para Tutores?

A Educação Canina para Tutores é um processo no qual o tutor é capacitado a compreender os comportamentos do seu cão e a identificar as emoções que motivam tais comportamentos. Como também, irá aprender como seu cachorro se comunica, como ele aprende,  quais as suas necessidades inatas e como supri-las. E desta forma será capaz de modificar comportamentos indesejáveis que seu cão já tenha, bem como prevenir outros comportamentos que poderiam vir a se desenvolver.

 

Qual a idade indicada para iniciar o processo de Educação do meu filhote?

Assim que ele chegar na sua casa! O melhor e mais eficiente momento para iniciar o Processo de Educação e Sociabilização do seu cão é durante o Período de Sociabilização, que vai aproximadamente de 60 a 150 dias da vida do seu cãozinho. Neste período além do seu cão ainda não ter desenvolvido nenhum histórico de comportamento indesejado, ele está mais apto a aprender, como também a fazer associações com o ambiente e a se relacionar com outros animais.

É por isso que este período é tão valioso e importante na vida de um cão, e na minha opinião, o melhor momento para você me chamar para lhe ajudar na Educação do seu filhote!

 

Tem idade limite para um cão passar pelo processo de Educação Canina?

Não! Os cães assim como nós aprendem até o fim da vida! Mas é claro que o ritmo de aprendizagem de cada cão vai depender das suas condições físicas e cognitivas e também do ritmo de aprendizagem do seu tutor e do tempo disponível que ele terá para dedicar ao seu cão durante o processo!

Mas volto a repetir: O cão é capaz de aprender até o fim da vida! Haja vista os processos de modificação comportamental que faço com cães de todas as idades que sofrem constantemente com o medo. O processo de modificação comportamental que realizo visa mudar o sentimento, a emoção do cão em relação a algo que ele tenha medo ou por algum motivo não goste e reaja. Como por exemplo, medo de fogos de artifício, trovão, banho e tosa, andar de carro, medo de pessoas ou animais durante o passeio.

 

Qual a metodologia utilizada no processo de Educação Canina para Tutores?

A Educação Canina para Tutores baseada no Reforço Positivo é a nossa metodologia, a nossa forma de compartilhar conhecimento e ajudar os Tutores a resolver problemas de comportamento e relacionamento com seus Cães.

Não acreditamos em mágica, “receita de bolo” ou verdade absoluta, acreditamos no equilíbrio, na união de diversos elementos, em um universo onde tudo está conectado e integrado. Por tal, utilizamos diversos elementos, conhecimentos e experiências que adquirimos ao longo da nossa caminhada, tais como: Análise Comportamental, PNL, Modelagem Emocional, BAT, Coaching, Administração de Empresas, Planejamento Estratégico, Reiki, entre outras ferramentas de aprendizagem, para ajudá-lo nesta empreitada!

*Caso tenha ficado alguma dúvida sugiro ler nosso blog sobre Metodologia ou nós contatar via fone ou Whatsapp. Ok!?

 

Qual a diferença entre Educação Canina e Adestramento?

Adestramento é a técnica de ensinar comandos de obediência ao cão, como por exemplo: SENTA, DEITA, FICA, VEM.

O Adestramento Tradicional normalmente utiliza técnicas que causam algum tipo de desconforto, medo ou dor, e que desencadeia no cão emoções e comportamentos apáticos, de frustração, agressividade e que fazem com que o animal pouco confie em seu tutor e em outras pessoas. Neste modelo, o cão geralmente obedece somente o adestrador. Sendo que os comandos pouco influenciam no comportamento e no relacionamento do cão com seu tutor.

A Educação Canina para Tutores que nós da DOG+ realizamos, consiste em ensinar o tutor a compreender as emoções que causam os comportamentos ou “problemas de comportamento” expressados pelo cão. Através desta conscientização do tutor associada à técnicas de  Análise Comportamental e Modelagem Emocional, o próprio tutor é capacitado a interagir e se RELACIONAR com seu cão de modo desejável e saudável.

Os comportamentos desejáveis são pontuados através de reforço positivo, e os comportamentos indesejáveis são evitados através do manejo ambiental e principalmente através da possibilidade do cachorro em expressar comportamentos naturais de forma adequada e direcionada pela sua família.

 

Por que no processo de Educação Canina para Tutores o aluno sou eu e não o meu cão?

Porque a relação entre você e seu cão hoje em dia é bem diferente daquela de algumas décadas atrás, onde o adestramento bastava! Hoje seu cão convive diretamente com você, dentro da sua casa, do seu apartamento, se tornou um membro da sua família. E como os cães aprendem o tempo todo, seja com você, seja com outros animais ou com o ambiente, é necessário você saber como agir e reagir diante dos comportamentos do seu cão, afim de reforçar os comportamentos que você deseja e redirecionar os comportamentos que você não deseja.

Por tudo isso que o aluno DOG+ é você!

 

No processo de Educação Canina é utilizado petiscos?

Também! Como no processo de Educação Canina utilizamos o reforço positivo, o petisco é um dos diversos reforços utilizados. Só para alinharmos o pensamento e ficar mais claro pra ti, REFORÇO é tudo que faz um comportamento aumentar. Seja ele um petisco, um brinquedo, a comida, um carinho ou um passeio.

O REFORÇO é algo individual, aquilo que é reforçador para o seu cão, não necessariamente será para um outro. O mais importante é você como tutor compreender o que o seu cão QUER naquele exato momento. Por exemplo, se seu cão acabou de comer, talvez um petisco não seja um reforço para ele naquele momento, mas sim um carinho ou uma brincadeira.

O petisco em geral é mais utilizado pela necessidade biológica que o cão tem de comer, pelo apelo olfativo e gustativo e também por permitir fazer várias repetições quando necessário! Ok!?

 

Qual o principal objetivo da Educação Canina para Tutores? No que ela pode me ajudar?

Nosso objetivo durante o processo de Educação Canina para Tutores é ensinar você a resolver os problemas de Comportamento e Relacionamento com seu cão!

Agora que você já nos conheceu e como podemos lhe ajudar…
Vamos começar a construir o relacionamento que você deseja com seu cão?
Entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo!
Escrito por: Jonas Ricardo
Revisado por: Vanessa Zampieri
Open chat
Olá, Seja Bem-vindo(a)!
Quer saber mais sobre Educação Canina?
Nos envie uma mensagem pelo WhatsApp.